1 de dez. de 2008

Missa de Encerramento do Jubileu de Ouro da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim
























Instalada em 1958, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, comemorou durante o último triênio (2006-2008) o seu Jubileu de Ouro, datando 50 anos de história.
Foi no ano de 2005 que se começou a pensar em um triênio comemorativo, com espírito familiar formou-se uma Equipe para o Jubileu, coordenada pelo Mons. Antônio Rômulo Zagotto.
O triênio teve início em 2006. O ano foi dedicado ao resgate Histórico, ocasião em que as Paróquias, Movimentos e Associações existentes na Diocese fizeram um levantamento da caminhada e redigiram a sua história. Numa Missa Festiva, realizada no dia 06 de setembro, entregaram no altar do Senhor em forma de agradecimento, todas as lutas, desafios e vitórias do povo de Deus que se encontra presente na Diocese.
No ano de 2007, chamado de Formativo, todos os regionais da Diocese, estudaram três temas: Ética, Protagonismo do Leigo e Espiritualidade; assessorados por Equipes Diocesanas. Toda a Diocese teve ainda a oportunidade de participar de um Seminário Teológico Temático, com o Pe. João Batista Libânio, de São Paulo, bem como, outras atividades que aconteceram no decorrer do ano.
O ano de 2008 foi o ano Festivo, com a abertura oficial no dia 17 de fevereiro em uma Celebração Eucarística, estiveram presentes mais de 5000 pessoas. Durante esse ano aconteceu também a Assembléia Diocesana de Pastoral, quando o Bispo, os Padres, os Diáconos, os Religiosos e Religiosas e os leigos e leigas se comprometeram a assumir para o próximo triênio (2009-2011), como eixo central de seu dinamismo evangelizador, “A centralidade da Palavra de Deus, com seus desdobramentos na missão e no serviço da caridade”. O ano foi marcado por muitas festividades, em todas as festas paroquiais e outros eventos realizados pela Diocese o Jubileu de Ouro era lembrado. Toda as comunidades estiveram comprometidas na “descoberta de tesouros” (Referência ao tema do Jubileu: “Diocese de Cachoeiro descobrindo tesouros”).
No último domingo, dia 30 de novembro, em missa solene no Ginásio de Esportes Nelo Boreli – Cachoeiro de Itapemirim - aconteceu o encerramento do Jubileu Diocesano. A celebração Eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano dom Célio de Oliveira Goulart, contou com a presença de aproximadamente 5.200 pessoas.
Em sua homilia dom Célio, ressaltou a caminhada pastoral da Diocese desde o seu primeiro Bispo, “Muitos foram aqueles que, antes de nós se propuseram a trabalhar para descobrir os tesouros do Reino de Deus escondidos no campo onde se encontra nossa Igreja Particular de Cachoeiro de Itapemirim. Lembramos D.Luiz Gonzaga Peluso, o primeiro bispo! Aquele que abriu os caminhos e superou os desafios do primeiro momento! Lembramos D. Luiz Mancilha Vilela, que com seu dinamismo e entusiasmo, soube colocar bases muito bem fundamentadas na vida eclesial de nossa Diocese”. Relembrou também alguns momentos vividos nos 3 anos de preparação e comemoração do Jubileu de Ouro, “Durante o ano muitas vezes estivemos assim reunidos: na abertura do Ano Jubilar, na Ordenação episcopal de D. Tarcísio Scaramussa, na Romaria de Nossa Senhora da Penha, na festa de São Pedro, na Romaria de Aparecida, nas Assembléias Paroquiais, Regionais e Diocesana”, disse recordando o Ano Festivo (2008).
E finalizou dizendo: “Fazemos igualmente nossa recordação de tudo que hoje é nossa Diocese, porque os esforços de todos nós se concentram de fato em prosseguir a ação evangelizadora da diocese respondendo aos desafios do momento presente. É por causa de Jesus Cristo e do Reino que Ele veio estabelecer entre nós, que acreditamos que tudo vale a pena!”.
A celebração do Jubileu de Ouro Diocesano foi um momento amplamente vivido por todos que fazem parte da Igreja Católica na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Mais do que relembrar e celebrar a história da Diocese foi momento de crescer nos trabalhos Pastorais.

Fonte: Departamento Diocesano de Pastoral