18 de jun. de 2010

Bispos do Regional Leste 2 celebram nas catacumbas de Domitila, em Roma

A agenda da quinta-feira, 17, da visita Ad Limina Apostolorum , que vai até o dia 23 de junho, foi intensa. Foram três dicastérios visitados e ainda a celebração eucarística nas catacumbas de Domitila.

Pela manhã, após a celebração das laudes, presididas pelo presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, os bispos saíram em direção à Praça São Calixto, para as visistas agendadas.

O primeiro dicastério visitado foi o Pontifício Conselho para os Leigos, que teve como bispo relator o presidente da Comissão Laicato do Regional Leste 2 e bispo diocesano de Araçuaí, dom Severino Clasen, apresentando um relatório completo da atual situação do laicato no regional, considerando as quatro frentes de tabalho da comissão: Juventude, Conselho de Leigos, Pastoral Familiar e CEB´s. Dom Severino destacou ainda alguns desafios para esta frente de trabalho, sobretudo em se tratando da real valorização dos leigos e leigas.

Em seguida, os bispos visitaram o Pontifício Conselho para a Justiça e Paz, onde o bispo diocesano de Sete Lagoas, dom Guilherme Porto, apresentou um relatório sobre a ação social da Igreja, através das muitas pastorais, no Regional Leste 2. O arcebispo secretário do dicastério, Monsenhor Mario Toso, alertou para a necessidade de se trabalhar a questão da doutrina social da Igreja, principalmente promovendo um aprofundamento da encíclia Caritas in Veritates, aprofundamento não apenas teórico, mas principalmente prático.

O último dicastério visitado foi o Pontifício Conselho para a Família, quando o bispo diocesano de Divinópolis, dom Tarcísio Nascentes, expôs, com clareza, a questão da família, tanto em nível nacional quanto regional, apontando principalmente os muitos desafios que se tem nesse campo de atuação da Igreja. O presidente do referido conselho, cardeal Ennio Antonelli, acolheu os bispos e apontou as questões principais, insistindo que cada paróquia tenha, ao menos, um núcleo de famílias bem estruturadas, para servir de ânimo e testemunho para todos. Os bispos contribuiram, apresentando questões pastorais em torno da educação dos filhos para a fé, dos casais em segunda união, dos casais unidos sem vínculo do matrimônio.

Por fim, à tarde, os bispos foram às catacumbas de Domitila, para a concelebração eucarística, presidida pelo vice pesidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano de Vitória, dom Luís Mancilha. As catacumbas de Domtilia tem especial importância para os bispos brasileiros, em razão do assim chamado “Pacto das catacumbas”. Trata-se de um acordo fraterno realizado entre vários bispos conciliares, liderados por dom Helder Câmara, de tornarem o ministério episcopal mais despojado e simples.

Dia de Espiritualidade na Visita Ad Limina Apostolorum

Os bispos do Regional Leste 2 tiveram um dia importante, nesta quarta feira, 16, dentro da programação da Visita Ad Limina Apostolorum. Foi um dia dedicado à Espiritualidade, ocasião em que, os bispos estiveram reunidos durante todo dia para rezar, meditar, refletir e celebrar sua vida e seu ministério episcopal.
O dia começou com a celebração das Laudes, solenemente cantadas e presididas pelo bispo diocesano de Paracatu, dom Leonardo Miranda.

Em seguida, os bispos fizeram uma hora de leitura orante da Palavra de Deus, a partir do texto de Rm 12, 1 e seguintes. A Lectio Divina foi conduzida pelo presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Durante a Lectio, todos os bispos tiveram oportunidade de participar e refletir sobre esta passagem da Palavra. Após a reflexão, o Santíssimo Sacramento foi exposto, para adoração espontânea, por mais uma hora. Encerrando este primeiro momento, o bispo diocesano de Campanha, dom Diamantino Prata de Carvalho, presidiu a bênção do Santíssimo.

Para auxiliar nas meditações, os bispos do Regional Leste 2 contaram com a participação do bispo, e renomado teólogo, Mons. Bruno Forte, presença muito fraterna e amável. Mons. Bruno ofereceu duas meditações, de um hora cada. A primeira tratou da pessoa do bispo como servidor do Evangelho, no contexto de um mundo globalizado. E a segunda, da relação entre o Bispo, a beleza e a Eucaristia. Ao final da exposições, os bispos participaram, com perguntas.

Após as meditações de mons. Bruno Forte, os bispos se reuniram por províncias eclesiásticas, para um momento de partilha. O encerramento do dia foi marcado pela celebração da Eucaristia, presidida pelo arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom Ricardo Pedro Chaves.

Nesta quinta-feira, 17, o presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, se apresenta como bispo-relator, ao Pontifício Conselho para os Leigos abordando o tema A Jornada Mundial da juventude no Brasil e no Regional Leste 2. O bispo diocesano de Sete Lagoas, dom Guilherme Porto, se apresenta, ao Pontifício Conselho Justiça e Paz , e o bispo diocesano de Divinópolis, dom Tarcísio Nascentes, ao Pontifício Conselho para a Família.

16 de jun. de 2010

Bispos do Regional Leste 2 são recebidos na Embaixada do Brasil junto à Santa Sé

Os bispos do Regional Leste 2, em visita Ad Limina Apostolorum, cumpriram nesta terça-feira, 15, mais um dia de sua agenda. O dia começou com a celebração da Eucaristia com Laudes, presidida pelo bispo diocesano de Itabira-Coronel Fabriciano, dom Odilon Guimarães.

O primeiro compromisso da agenda foi a visita à Congregação para o Clero, presidida pelo cardeal brasileiro, dom Cláudio Hummes. Após a palavra de saudação do presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, o relator para a Congregação, bispo diocesano de Leopoldina, dom Dario Campos, apresentou o relatório inicial, enfatizando as riquezas do clero regional, bem como alguns desafios, e destacando que os bispos são felizes com seus padres.

Dom Cláudio Hummes apresentou um panorama geral das questões relativas ao clero e passou a responder questionamentos propostos pelos bispos. Em síntese, as questões ficaram em torno da afetividade dos presbíteros, dos “delita graviora” e da participação dos padres na política.

O segundo compromisso do dia, foi a visita ao Tribunal da Signatura Apostólica. O relato foi apresentado pelo arcebispo metropolitano de Diamantina, dom João Bosco Óliver, que sintetizou a situação geral dos tribunais existentes no Regional. O arcebispo prefeito do Tribunal, Mons. Raymond, passou a relatar a situação de cada um dos tribunais, a partir de dados vindos nos relatórios anuais. Constatou o esforço encetado para a qualificação do serviço prestado, mas identificou a necessidade de melhor formação dos servidores da justiça eclesiástica no Regional. O presidente do Regional Leste 2, dom Walmor Oliveira, lembrou ao sr. Prefeito que a PUC-MINAS já oferece um curso de especialização lato sensu em Direito Canônico.

Finalmente, os bispos do Regional Leste 2, se dirigiram a um elegante almoço oferecido muito cordialmente pelo embaixador do Brasil junto à Santa Sé, sua excelência o sr. Luis Felipe Seixas. O almoço também contou com a presença do sr. Cardeal, dom Cláudio Hummes. Logo após o almoço, houve uma conversa informal, em que os bispos puderam ouvir o embaixador e este, aos bispos. A conversa esteve em torno, principalmente, do tratado assinado e aprovado entre o Brasil e a Santa Sé.

No final do dia, os bispos brasileiros se reuniram, para assistir à partida entre Brasil e Coréia do Norte, na estréia da seleção brasileira na copa do Mundo, num um bonito momento de confraternização.
Fonte: Site Regional Leste II

Meios de comunicações católicos é assunto na visita ad Limina Apostolorum.

A semana começou intensa para os bispos do Regional Leste 2, em visita Ad Limina Apostolorum, até o dia 23 de junho. Após a celebração das Laudes da segunda-feira, 13, presidida pelo arcebispo metropolitano de Uberaba, dom Aloísio Roque Oppermann, os bispos seguiram uma agenda de muitos compromissos.

Pela manhã, os bispos visitaram dois dicastérios: A Congregação para os Religiosos e a Vida Consagrada e o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

Na Congregação para os Religiosos, o bispo-relator foi o bispos diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, eleito recentemente bispo de São João del Rey, dom frei Célio de Oliveira Goulart, que tratou de alguns aspectos da vida religiosa no Regional, enfocando crises e perspectivas. O prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, cardeal Franc Rodé , esteve atento às observações feitas pelos bispos e tratou, ele também, de vários assuntos. Os bispos enfatizaram a grande importância que a vida religiosa, tanto masculina quanto feminina, tem em suas dioceses e o quanto é preciosa essa colaboração. Outro assunto, também tratado com importância, foram as escolas católicas, que refletem essa crise, mas que procuram caminhos para se manterem de pé.

Já no Pontíficio Conselho para as Comunicações, o bispo-relator foi o arcebispo metropolitano dom José Alberto Moura, substituindo a dom Décio Zandonade, que fora convocado para a audiência reservada com o papa. Dom José Alberto, apresentou panoramicamente o quadro dos meios de comunicações católicos no Regional e os grandes desafios que temos pela frente. O arcebispo presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações, monsenhor Cláudio Maria Celli, advertiu aos bispos a necessidade de se avançar mais rapidamente no que diz respeito aos meios de comunicação e seu adequado uso. O presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, relatou ao presidente o caminho já feito pelo Regional em relação à rede regional de Rádios Católicas.

No período da tarde, os bispos concelebraram solenemente na basílica São Paulo fora dos Muros, também chamada BASÍLICA OSTIENSE, é a maior de Roma, depois da Basílica de São Pedro. A Celebração Eucaristia foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Diamantina, dom João Bosco Óliver de Faria, que, na sua homilia, destacou a pessoa de Paulo e sua coragem e liberdade em anunciar o evangelho, convocando aos bispos à mesma atitude.

Ao final dos compromissos, os bispos foram conduzidos à Casa São Pedro Apóstolo da Opera della Chiesa, uma associação pública de fiéis presente na Itália e em outros lugares do mundo. Ali se fez uma breve oração, uma homenagem aos bispos e uma breve confraternização, ficando a cargo do presidente do Regional Leste 2, dom Walmor Oliveira, representar aos bispos num agradecimento pela acolhida e cordialidade.

Nesta terça-feira, 15, os bispos visitam o dicastério Congregação para o Clero, apresentando os desafios e perspectivas da formação presbiteral no Regional Leste 2; o Tribunal da Signatura Apostólica e a Embaixada do Brasil junto à Santa Sé.

14 de jun. de 2010

No dia 14 de junho, às 11 da manha, o Santo Padre Bento XVI  recebeu em audiencia, no palacio apostolico, o bispo D. Célio de Oliveira Goulart, nosso administrador diocesano, que estava acompanhado dos padres Evaldo Ferreira e Juliano Ribeiro, que entregaram ao Papa, em nome de todos os presbiteros da diocese de Cachoeiro de Itapemirim, uma carta de apoio e estima. Esta audiencia faz parte da vasta programaçao oficial da Visita Ad Limina Apostolorum, que os bispos do mundo inteiro fazem a cada 5 anos em Roma. Bento XVI se mostrou cordial, gentil, bem humorado. "Ele foi muito acolhedor conosco. Estavamos muito ansiosos, mas ele nos deixou tranquilos e à vontade. Ficamos muito felizes em poder cumprimenta-lo", disse o Pe. Juliano.
Na mesma ocasiao, o Sumo Pontifice tambem recebeu D. Zanoni, bispo de Sao Mateus-ES e D. Decio Zandonadi, bispo de Colatina-ES.
Fonte: Evaldo Ferreira
Marataizes- ES

Encerramento do ano Sacerdotal - Comemoração

As conferências foram dadas nas basílicas São João de Latrão e São Paulo, fora dos muros. Os sacerdotes de língua portuguesa participaram em São João de Latrão, como se vê aqui. As conferências dos dois dias foram ministradas pelo arcebispo de Colônia, na Alemanha, e pelo arcebispo de Quebec, no Canadá.


 
Após a palestra, o Santíssimo Sacramento era exposto para adoração, enquanto os padres se atendiam em confissão. Em seguida, a concelebração eucarística.



Na praça São Pedro, no Vaticano, padres de nossa diocese participando da Vigília com o Santo Padre Bento XVI, no dia 10 de junho. Os presbíteros da diocese de Cachoeiro que participaram foram: Bruno Sá, Claudio Corpetti (FAM), Eduardo Magalhães, Juliano Ribeiro, Thiago Vargas, Roberto Gonçalves, Rogério Guimarães e Walter Altoé.



Em frente à Basílica de São Pedro, onde está sepultado o Apóstolo, da esquerda para a direita: Pe. Francisco (Arquid. Vitoria), D. Zanoni (São Mateus), Pe. Eduardo Magalhães, Pe. Rogério Guimarães, D. Mario (bispo auxiliar de Vitoria), Pe. Juliano Ribeiro, D. Célio Goulart (nosso administrador diocesano), D. Geraldo Lyrio Rocha (Mariana-MG, presidente da CNBB), Pe. Walter Luiz Altoé, Pe. Roberto Gonçalves, Pe. Bruno Sá e Pe. Thiago Vargas.





No dia 11 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, após a solene Concelebração Eucarística na Praça São Pedro, na qual o Papa Bento XVI encerrou o Ano Sacerdotal, D. Célio se reuniu com alguns padres de nossa diocese, participantes do Encontro Internacional dos Sacerdotes, para um almoço de confraternização, em que partilhou como se deu sua nomeação para a diocese de S. João Del Rei - MG.


Fonte: Departamento de Comunicação

Bispos do Regional Leste 2 participam do encerramento do Ano Sacerdotal

A visita ad Limina Apostolorum dos bispos do Regional Leste 2, que vai até o dia 23 de junho, teve um final de semana marcado por momentos muito importantes.

Na sexta-feira, 11, o dia foi dedicado ao Encerramento do Ano Sacerdotal, por ocasião da festa do Sagrado Coração de Jesus. A Solene Concelebração Eucarística foi presidida pelo Santo Padre, contou com a participação de cardeais, arcebispos e bispos de todo o mundo e cerca de quinze mil sacerdotes, segundo dados oficiais. Do Regional Leste 2, todos os bispos presentes na visita participaram da concelebração. O Santo Padre, em sua homilia, ressaltou a importância do ministério presbiteral, usando a metáfora do cajado do pastor, não para humilhar, mas para ajudar as pessoas. Por ocasião desta celebração, um dado de profundo sentido histório foi o fato do Santo Padre presidir a Eucaristia com uma túnica usada por São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono de todos os sacerdotes.

Como muitos padres foram em peregrinação, do Brasil para Roma, para este dia especial, alguns bispos tiveram a tarde livre, para se encontrarem com os padres de sua diocese presentes no evento.

No sábado,12, os bispos tiveram um rico momento de estudos, tanto em profundidade quanto na atualidade dos temas. Este momento, foi conduzido pelo presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, e por seus colaboradores, o Arcebispo Mons. Gianfranco Ravasi.

Os temas tratados foram Fé e Ciência, Fé e Arte, Neurociências e Teologia, Criação e Evolução e o diálogo com os Não-Crentes. Foi uma manhã muito interessante, do agrado de todos os bispos. Mons. Ravasi e seus colaboradores deram provas de grande erudição, ao mesmo tempo, de abertura e simplicidade.

No domingo, 13, o grupo dos bispos do Regional Leste 2, foram ao mosteiro fundado por São Bento, local onde estão seus restos mortais, na cidade de Casino, ao sul da Itália. O local é conhecido como Monte Cassino, inclusive palco de um lapso da história, por ocasião da Segunda Grande Guerra, quando foi bombardeado já depois de ter sido assinado o armistício. A visita constou, de um passeio pelo Mosteiro, que é, todo ele, uma obra de arte; visita ao museu, onde se encontram peças de até 6 séculos antes de Cristo; soleníssima concelebração eucarística, com participação de fiéis; e um almoço muito simpático e agradável, com a presença do sr. Abade, dom Pedro. O grupo retornou à Roma, no fim da tarde, ficando o restante do domingo para o descanso.

Nesta segunda, 14, o bispo diocesano de Cachoeiro do Itapemirim, dom frei Célio de Oliveira Goulart, se apresenta como bispo-relator, a Congregação para Religiosos e Vida Consagrada abordando o tema A vida religisosa - crises e perspectivas. Já o bispo diocesano de Colatina, dom Décio Zandonade, se apresenta, como bispo-relator, ao Pontifício Conselho para as Comunicações Socias, com o tema Comunicações Sociais no Leste 2.

Em continuidade, ao cronograma de audiências reservadas com o Santo Padre, serão recebidos, além dos bispos relatores, o bispo diocesano de São Mateus, dom Zanoni Demettino, o arcebispo metropolitano de Diamantina, dom João Bosco , e o arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, dom Joviano Lima Júnior.

Bispos se reúnem na basílica São João de Latrão, Catedral de Roma

Os bispos do Regional Leste 2, continuando a “preregrinatio” de sua visita ad Limina Apostolorum , se apresentaram na quinta-feira, 10, à Congregação para as Causas dos Santos e foram recebidos pelo arcebispo, Mons. Ângelo Amatto, prefeito da referida Congregação.

O bispo-relator para esta congregação, foi o bispo diocesano de Campanha, dom frei Diamantino Prata da Carvalho. Sua exposição fez uma breve síntese de todas as causas abertas para beatificação ou canonização de pessoas do Regional. Dom Diamantino, apresentou algumas questões, bem como, tantos outros bispos, e todos obtiveram orientações precisas e concretas para os procedimentos que são necessários para os causas dos santos.

Ainda pela manhã, o presidente do CONSER Leste 2 e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, com seu bispo auxiliar, dom Joaquim Giovani Mol, e o bispo diocesano de Governador Valadares, dom Werner Siebenbrock, deram início ao cronograma de audiências reservadas com o Santo Padre.

No período da tarde, os bispos concelebraram a Eucaristia, na basílica São João de Latrão, catedral de Roma, presidida pelo presidente da CNBB e arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, acompanhado do bispo diocesano de Araçuaí, dom Severino Clasen, e do bispo diocesano de Paracatu, dom Leonardo de Miranda. A basílica São João de Latrão, por si só, possui um imenso significado histórico e eclesial e dom Geraldo, ainda fez ver a importância para os bispos de concelebrarem ali, na Igreja-mãe que preside na caridade todas as Igrejas. A missa contou com a participação de fiéis, que passavam por ali em visita turística, bem como por alguns padres brasileiros residentes em Roma.

Ao cair da tarde e início da noite, uma multidão se reuniu na praça São Pedro, para uma vigília de véspera ao encerramento do Ano Sacerdotal. Todo cerimonial foi muito bem preparado. Estimava-se, segundo divulgação feita no local, a presença de quinze mil sacerdotes. O Santo Padre, presidiu a vigília e em sua palavra dirigida aos presbíteros, ele respondeu a cinco perguntas apresentadas por cinco jovens padres, vindos, cada um, de um continente do mundo. Os assuntos foram: as grandes paróquias e excesso de trabalho, a unidade da Teologia, o celibato, os sacramentos da Eucaristia e da Penitência, e a falta de vocações.

O Santo Padre parecia bem e respondeu as perguntas sem recorrer ao texto preparado, que estava em suas mãos. Por várias vezes foi interrompido por aplausos. A solenidade terminou com a bênção papal.

No sábado, dando prosseguimento ao cronograma de audiências com o Santo Padre, serão recebidos o bispo diocesano de Luz e secretário do CONSER Leste 2, dom Antônio Carlos Félix; o presidente da CNBB e arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha; o bispo diocesano de Itabira-Coronel Fabriciano, dom Odilon Guimaraes, e o vice-presidente do CONSER Leste 2 e arcebispo metropolitano de Vitória, dom Luis Mancilha, com seu bispo auxiliar, dom Mário Marquez. No domingo, os bispos celebram a Eucarístia na Abadia de Monte Casino.

10 de jun. de 2010

SAV Leste 2 prepara Congresso Vocacional

Os coordenadores do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Província Eclesiástica do Regional Leste 2 , estiveram reunidos na terça-feira, 1º de junho, na sede do secretariado regional ,em Belo Horizonte (MG).

A reunião teve como prioridade de pauta, o Congresso Vocacional Regional Leste 2, com o tema "Discípulos Missionários a Serviço das Vocações" que será realizado entre os dias 30 e 31 de julho a 1º de agosto, no Centro de Formação Martina Toloni, em Vilha Velha (ES). O objetivo do Congresso é preparar todo o Regional para celebrar o III Congresso Vocacional do Brasil que acontecerá entre os dias 3 e 7 de setembro de 2010, em Itaici (SP).

Para a coordenadora do SAV, do Regional Leste 2, Ir.Gervis Monteiro, o Serviço de Animação Vocacional é a base de todas as pastorais, pois toda pessoa que toma consciência de sua vocação, assumi o seu batismo com radicalidade nos vários ministérios e opta por uma vocação específica. "Queremos com a realização do Congresso Vocacional Regional despertar a consciência de que somos uma Igreja de discípulos missionários a serviço das vocações, cujo tema do III Congresso Nacional", afirma.

Para o integrante do SAV Leste 2 e organizador do Congresso Vocacional , Pe. Márcio Sousa, a arquidiocese de Vitória está se preparando, através de várias equipes, para organizar e receber os participantes da melhor forma possível e, conta também, com o apoio das (arqui)dioceses de todo o Regional.

Outras informações, e como participar do Congresso Vocacional Regional Leste 2, podem ser obtidas pelo telefone (27) 3223-6711 ou pelo e-mail: congressovocacional@gmail.com

Visita ad Limina - Momento de Partilha e Confraternização


Neste quarto dia da visita "ad Limina Apostolorum",9 , que vai até o dia 23 de junho, os bispos tiveram a rica oportunidade de partilharem, entre si, questões próprias do ministério episcopal e da atuação do Regional Leste 2 como organismo de colegialidade episcopal.
O dia teve início com a Eucaristia, presidida pelo bispo diocesano de Cachoeiro do Itapemirim, dom frei Célio de Oliveira Goulart, assistido pelo bispo diocesano de Leopoldina, dom Dário Campos, aniversariante do dia, e pelo bispo diocesano de Divinópolis, dom Tarcísio Nascentes dos Santos.

A primeira parte da manhã, foi de encontro entre todos os bispos, para a discussão de assuntos reservados. Na segunda parte da manhã, uma parte representativa do episcopado regional participou da audiência geral com o Papa, na Praça São Pedro. Essa audiência é aberta a todo o povo e grande multidão se aglomerava na Praça, pois já se aproximam as festividades do encerramento do Ano Sacerdotal.

O período da tarde, também foi reservada para a partilha de assuntos próprios dos bispos do Regional. O final da reunião foi a celebração das Vésperas, presididas pelo predisente do CONSER Leste 2 e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

A noite, num simpático restaurante romano, os bispos comemoraram o encontro fraterno e, principalmente, o aniversário dos bispos, cujas comemorações acontecem durante a visita Ad Limina: dom José Moreira (08/06), dom Dario Campos (09/06) , dom Severino Clasen (10/06), dom Aloísio Roque Oppermann (19/06). O momento festivo estreita, ainda mais, os laços de colegialidade e fraternidade entre os bispos do Leste 2.