16 de set. de 2014

25º DOMINGO DO TEMPO COMUM

9.09.99

 

Introdução:

                   A Palavra de Deus muitas vezes é desconcertante. Deixar que ela entre em nosso coração e fazer com que ele a se torne uma prática, muitas vezes é difícil. Conversão, renúncia, entender que a morte é apenas uma passagem, ser bom para com todos sem distinção de pessoas... Tudo isso é proposto para nós hoje, em nossa celebração. Mas isto não pode ficar apenas na teoria. De belos discursos o mundo está cheio. É preciso praticar. E como é difícil assumir outro caminho, deixar o pecado de lado, converter-se! Como é difícil deixar nossos projetos humanos e materiais para assumir os projetos de Deus! Como é difícil aceitar a morte! Como é difícil viver a partilha, a solidariedade e a igualdade! No entanto é a Palavra de Deus que faz este radical apelo a cada um de nós. Não basta celebrar! É preciso praticar o que se celebra. FÉ e VIDA!

 

 I Leitura: Is 55, 6-9 – Projeto novo.

Deus tem um projeto novo para a humanidade: liberdade e vida para todos! Deus é perdão e misericórdia. Quer que assumamos seu projeto que é de vida, dignidade, transformando as relações sociais. O capitulo todo (seria bom ler o capitulo inteiro) lembra que Deus quer algo de novo para com o seu povo, renovando com ele a Aliança.

 

II Leitura: Fl 1, 20c-24. 27a  -  Morrer é prêmio!

São Paulo diante do dilema entre continuar vivo para evangelizar ou morrer para encontrar-se com Cristo, prefere continuar vivo para poder evangelizar. Mas tem consciência de que a morte é um lucro, um prêmio. Anunciar Jesus também é um prêmio, pois há de fazer com que mais pessoas encontrem a vida.

 

Evangelho: Mt 20, 1-16a  - Critérios de Deus X critérios dos homens

Na nossa sociedade os critérios para recompensar alguém, para eleger alguém, para promover alguém, passam pela mentalidade de valores diferentes: cor, riqueza, status, inteligência, capacidade,... No Reino não existem estes critérios. Todos têm o direito de participar do convívio, sem distinção de raça, de classe social,... O critério é o critério do Pai amoroso e misericordioso: gratuidade, misericórdia, amor sem limites. É preciso que nossa Comunidade e nossa Sociedade aprendam estes critérios de Deus.

 

Reflexão.

1. Estamos tentando criar um tempo novo e uma história nova?

2. Temos medo da morte? Estamos evangelizando?

3. Que critérios usamos? Os de Deus? Os dos homens?

 

Dinâmica:

Fazer aqui o Rito da Misericórdia, apresentando os nossos critérios (falta de conversão, de renúncia, de entender que a morte é apenas uma passagem, de não ser bom para com todos sem distinção de pessoas...) e na hora do hino de louvor apresentar os critérios de Deus (gratuidade, misericórdia, amor sem limites)

 Fonte: Mos. Romulo