25 de fev. de 2009

Diocese de Cachoeiro Celebra Missa de abertura da C.F./2009

Teve início nesta quarta-feira de Cinzas, às 9 horas, na Catedral de São Pedro, a Missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2009. A Missa foi presidida por Dom Célio de Oliveira Goulart, Bispo Diocesano e concelebrada pelos Padres presentes. Foi grande a participação dos fiéis.
Dom Célio na homilia destacou a quaresma como tempo de experiência profunda do sofrimento de Jesus Cristo e de vivermos o mistério da ressurreição que é a vitória de Cristo sobre a Morte. No tempo da quaresma devemos viver a nossa conversão para participarmos do amor sem limites de Jesus.
Nosso gesto concreto na quaresma deve partir da prática do jejum, da penitência e da caridade, como nos diz o profeta Joel "rasgar os nossos corações", partir de dentro de nós o desejo de fidelidade, amor e caridade fraterna. E Deus que vê o oculto do coração reconhece cada um de nós
A CNBB a cada ano nos propõe um tema para reflexão na quaresma.Esse ano é "Fraternidade e Segurança Pública". A Igreja pede que fiquemos mais atentos para esse tema que aflige o Brasil. Temos que tomar consciência e pensar como poderemos mudar essa situação. Que ações concretas precisamos incrementar para implantar a Cultura de Paz.
Dom Célio encerra a homilia desejando a todos nós que o tempo da quaresma seja de mudança sincera de vida, na família, na Igreja e na sociedade, que superando todas as incompreensões estejamos de olhos abertos para a ressurreição, para a Páscoa.