27 de mai. de 2010

Carta de Dom Célio de Oliveira Goulart para Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Cachoeiro de Itapemirim, 26 de Maio 2010.


Ao povo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

No dia de hoje o Papa Bento XVI me nomeia bispo para a Diocese de São João Del Rei, em Minas Gerais. Como tive o conhecimento anteriormente desta notícia, nestes últimos dias procurei serenar meu coração diante de Deus e dizer a mim mesmo que acolho esta nova missão na Igreja com alegria e na convicção de que é o Espírito Santo de Deus quem me dará a sabedoria para entender este novo momento da minha vida. Sempre procurei colocar-me à disposição do Senhor nas diversas situações em que a Ordem Franciscana ou a Igreja me propuseram serviços a serem executados.

Levo comigo a riqueza desta Igreja Particular de Cachoeiro de Itapemirim: a unidade de nossos Presbíteros e seus compromissos com a evangelização de nossas Comunidades Eclesiais; o trabalho humilde e sereno em nossas Comunidades Eclesiais dos nossos Diáconos Permanentes; o testemunho dedicado e de presença santificadora dos Religiosos e Religiosas; a aplicação e o amadurecimento vocacional de nossos seminaristas; a acolhida, a receptividade e o empenho de milhares de leigos e leigas nas propostas evangelizadoras da Igreja. É uma bagagem imensurável, com certeza!... Por tudo isso, o meu agradecimento sincero.

Esta Igreja Particular é muito linda! Continuem assim, mantendo aqui no sul do Estado do Espírito Santo a vivência do Evangelho de Jesus Cristo em suas famílias, na vida de nossas Comunidades Eclesiais e nas ações concretas por uma transformação na realidade social e econômica de nosso povo.

Devo pedir perdão por minhas omissões e faltas no modo de conduzir a nossa Igreja Diocesana. O bispo, como pastor e mestre, será aquele que mostra o caminho de como os fiéis possam melhor chegar ao conhecimento de Jesus Cristo e à prática dos valores evangélicos. Deveria ter sido melhor nesta minha responsabilidade.

Permaneçam unidos entre si neste tempo em que a Diocese ficará Vacante, isto é, sem o bispo diocesano. Vocês terão como Administrador Diocesano um dos nossos Padres. Procurem respeitá-lo e acatar suas orientações na condução da Diocese. Mantenham os planos de trabalho pastoral da Diocese. Que os mesmos não sofram um processo de descontinuidade, pois a vida da Igreja continua. Roguem com insistência a Deus para que envie logo um bispo bom, sábio e santo para esta Diocese.

Àqueles que estiveram mais próximos de mim por causa de suas missões e tarefas, padres, diáconos, religiosos (as) e leigos (as), meu reconhecimento. Vocês não imaginam o quanto os levarei tão perto do coração e que não terei nunca como lhes agradecer. Que Deus os recompense copiosamente.

Volto para minhas origens em Minas Gerais enriquecido por aquilo que aprendi do povo do Espírito Santo, de sua vivência de fé e seus costumes. Por tudo isso sou muito agradecido.

Na histórica cidade de São João Del Rei todos vocês terão sempre um amigo e um irmão que muito os ama. Conto com suas orações para ser um bom bispo e capaz de agir de acordo com o coração do Bom Pastor junto ao povo de minha futura diocese.

D.Célio de Oliveira Goulart