7 de jun. de 2010

Presidência do Regional Leste 2 preside celebração Eucarística na primeiro dia de visita Ad Limina



Após tranquila viagem, os bispos do Regional Leste 2 chegaram à Roma, em sua maioria, no sábado, dia 05 de junho de 2010, para a visita “ad Limina Apostolorum, que vai até o dia 23 de junho de 2010. Alguns já estavam aguardando o grupo, no local de hospedagem, a Casa Romana do Clero. Estão ausentes do grupo, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e o bispo diocesano de Caratinga, Dom Hélio Gonçalves Heleno, ambos por razões de saúde.

No dia 06 de junho de 2010, foi aberta, solenemente, a Visita Ad Limina Apostolorum do CONSER LESTE 2, com Celebração Eucarística, na Basília de São Pedro, presidida pelo Presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, acompanhado do vice-presidente e arcebispo metropolitano da arquidiocese de Vitória, dom Luís Mancilha e do secretário e bispo diocesano de Luz, dom Antônio Carlos Félix, como concelebrantes principais. Todos os demais bispos concelebraram, além de alguns padres, provenientes do Regional e que fazem seus estudos em Roma.
É parte integrante do grupo, o arcebispo metropolitano de Riberão Preto, Regional Sul 1, dom Joviano de Lima Júnior, e o bispo emérito de Juiz de Fora, dom Eurico dos Santos Veloso.
Em sua homilia, dom Walmor acentuou a importância especial dessa visita, para reforçar a comunhão eclesial e impulsionar o agir missionário de cada bispo e de cada Igreja Particular. No contexto da Palavra de Deus proclamada, o presidente lembrou da importância que foi para Paulo encontrar-se com Pedro. E recordou principalmente o encontro gerador de vida que teve Jesus com o filho da viúva. É o encontro com o Senhor a razão última do empenho episcopal, que também deve ser gerador de vida em cada lugar, ambiente, coração das Igrejas Particulares.

Nesta segunda, 7 de junho, os bispos do Regional Leste 2 refletem sobre os reflexos da Conferência de Aparecida no Leste 2 e a Unidade dos Cristãos, tendo como bispos relatores, respectivamente, o bispo diocesano de Luz, Dom Antônio Carlos Félix, e o arcebispo metropolitano de Montes Claros, dom José Alberto Moura.
A atividade de encerramento do dia, é marcada pela visita dos bispos ao Pontifício Colégio Pio Brasileiro, seguida de Celebração Eucarística e partilha com padres estudantes.