8 de jun. de 2010

Segundo dia de visita Ad Limina é marcado por visita a dois discatérios.

Depois de celebrarem as laudes, presidida pelo bispo diocesano de São João del Rei, dom Waldemar Chaves de Araujo, no segundo dia da visita "ad Limina Apostolorum", os bispos do Regional Leste 2 visitaram dois dicastérios: a Comissão para América Latina e o Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos.
Na Comissão para a América Latina, o relator foi o secretário do Regional Leste 2, e bispo diocesano de Luz , dom Antônio Carlos Félix. Em sua preleção, dom Félix fez uma síntese dos desdobramentos pastorais advindos com as Conclusões da 5ª. Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho, em Aparecida. Citou, particularmente, as assembléias e planos diocesanos de pastoral, que existem na totalidade de nossas dioceses; e as missões populares. Dom Félix citou ainda, as três grandes prioridades do Regional: Lectio Divina ( Leitura Orante da Bíblia), Rede Regional de Rádios e Juventude em situação de Risco.
Mons. Ruiz, arcebispo vice-presidente da Comissão para a América Latina (CAL) foi muito receptivo, reconheceu alguns desafios em relação à missão permanente, sugerida por Aparecida e parabenizou o Brasil pelo seu empenho pastoral. Muitos bispos participaram da conversa, com intervenções.
No Conselho para a Unidade dos Cristãos, os bispos foram recebidos pelo cardeal Walter Kaspers. O relator foi o arcebispo metropolitano da arquidiocese de Montes Claros e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso da CNBB, dom José Alberto Moura, que mostrou a realidade do ecumenismo, cujo crescimento na consciência católica é notável, mas acentuou também a questão dos pentecostais e neopentecostais, onde há maior resistência e dificuldades.
O cardeal Kaspers abordou o tema com muita propriedade e depois a palavra foi aberta para a contribuição dos bispos presentes, que relataram suas mais diversas experiências com o ecumenismo e o diálogo interreligioso.
O final do dia foi marcado pela visita ao Colégio Pio Brasileiro, quando os bispos concelebraram a Eucaristia, presidida pelo bispo diocesano de Campanha, dom Frei Diamantino Prata de Carvalho. A recepção foi muito afetuosa, por parte de todos na casa.
Os agradecimentos ficaram a cargo do presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que agradeceu a acolhida, em nome do Regional. E, seguida à missa, houve um jantar de confraternização.
Nesta terça-feira, 8 de junho, a programação envolve celebração Eucarística na Basílica de São Pedro, seguida de visitas a dois discatérios: Congregação para os Bispos, que terá como bispo relator o vice-presidente do CONSER Leste 2 e arcebispo metropolitano da arquidiocese de Vitória, dom Luiz Mancilha Vilela, abordando o tema Ministério Episcopal. Já na visita, à Congregação para a Doutrina da Fé, o tema apresentado será "Estudo e o Ensino da Teologia - desafios e perspectivas", e terá como bispo-relator, o presidente do CONSER Leste 2 e arcebispo metreopolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Fonte: CNBB Regional Leste II