Missa de Abertura da Assembléia
Abertura Oficial da Assembléia - Fala de Dom Célio
Delegados
Votação para escolha das prioridades
Encerramento - Missa com o DNJ na Ilha da Luz
---
Durante os dias 24, 25 e 26 de outubro, com a assessoria do Pe. Manoel Godoy, presbítero da Arquidiocese de Belo Horizonte e Diretor Executivo do ISTA (Instituto Santo Tomás Aquino), a Assembléia alcançou seu objetivo de rever e avaliar sua caminhada pastoral diocesana, assim como definir as prioridades pastorais, segundo as exigências atuais.
Em sua carta conclusiva, Dom Célio de Oliveira Goulart, Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, diz que: “Os trabalhos desta 11ª Assembléia Diocesana nos ajudaram a firmar ainda mais nossas convicções de fé na alegria de discípulos missionários de Jesus e a nos colocarmos em estado permanente de missão”.
Com a apresentação de um diagnóstico pastoral das questões levantadas pela Pesquisa Futura, previamente trabalhadas nas Assembléias Paroquiais e Regionais, ficou definido que a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim assume para o próximo triênio (2009-2011), como eixo central de seu dinamismo evangelizador: “a centralidade da Palavra de Deus, com seus desdobramentos na missão e no serviço da caridade”.
Dom Célio diz, ainda em sua Carta conclusiva, que “é necessário anunciar com destemor a palavra de Deus por todos os meios que dispomos: rádio, círculos bíblicos, celebrações e etc., de modo especial aos jovens, os afastados, os pobres e os excluídos”.
A Assembléia Diocesana teve sua conclusão com uma missa na Ilha da Luz, onde acontecia o DNJ. Junto com os jovens de toda a Diocese foram reafirmados os compromissos de empenho e dedicação nas ações evangelizadoras, com a proposta de fazer com que a Diocese viva cada vez mais o estado permanente de Missão.