25 de fev. de 2009

Diocese de Cachoeiro Celebra Missa de abertura da C.F./2009

Teve início nesta quarta-feira de Cinzas, às 9 horas, na Catedral de São Pedro, a Missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2009. A Missa foi presidida por Dom Célio de Oliveira Goulart, Bispo Diocesano e concelebrada pelos Padres presentes. Foi grande a participação dos fiéis.
Dom Célio na homilia destacou a quaresma como tempo de experiência profunda do sofrimento de Jesus Cristo e de vivermos o mistério da ressurreição que é a vitória de Cristo sobre a Morte. No tempo da quaresma devemos viver a nossa conversão para participarmos do amor sem limites de Jesus.
Nosso gesto concreto na quaresma deve partir da prática do jejum, da penitência e da caridade, como nos diz o profeta Joel "rasgar os nossos corações", partir de dentro de nós o desejo de fidelidade, amor e caridade fraterna. E Deus que vê o oculto do coração reconhece cada um de nós
A CNBB a cada ano nos propõe um tema para reflexão na quaresma.Esse ano é "Fraternidade e Segurança Pública". A Igreja pede que fiquemos mais atentos para esse tema que aflige o Brasil. Temos que tomar consciência e pensar como poderemos mudar essa situação. Que ações concretas precisamos incrementar para implantar a Cultura de Paz.
Dom Célio encerra a homilia desejando a todos nós que o tempo da quaresma seja de mudança sincera de vida, na família, na Igreja e na sociedade, que superando todas as incompreensões estejamos de olhos abertos para a ressurreição, para a Páscoa.

19 de fev. de 2009

Encontro dos(as) Religiosos(as) da Diocese

No dia 17 de fevereiro aconteceu no Secretariado de Pastoral um Encontro da Coordenação de Pastoral com os Religiosos(as) que chegaram para Diocese há menos de dois anos. O objetivo foi enriquecer os trabalhos pastorais e receber sugestões de metodologias a partir das experiências de cada um. Quem chega vem de outra realidade que às vezes dificulta o trabalho, assim sendo o consenso na caminhada pastoral ajuda a perceber essas dificuldades e saná-las. Foi um momento rico de partilha em que os Padres e as Freiras de diversas congregações puderam trocar experiências e dizer da expectativa para o trabalho na Diocese.

16 de fev. de 2009

Escola Diaconal Santo Estevão

As atividades do ano letivo da Escola Diaconal "Santo Estevão" teve início no dia 13 de fevereiro com uma Missa celebrada por Dom Célio de Oliveira Goulart e concelebrada pelos Padres: Mons. Antônio Romulo Zagotto, Pe. Helder Salvador e Pe. Joel, contou também com a presenças de vários Diáconos Permanentes, convidados, alunos da escola e seus familiares.
Foi um momento muito importante na vida da Escola. Dom Célio em sua homilia falou da importancia da Escola para a Diocese e agradeceu a todos que contribuem para seu funcionamento. O Diácono Maia no final da Missa explicou o funcionamento da Escola, apresentou seu corpo docente e disse que o objetivo e a formação de Diáconos Permanentes e de leigos e leigas no Curso de Teologia. Ele disse que a Escola é uma referência a nível de Brasil e já está conhecida em outros paízes.

12 de fev. de 2009

Encontro das(os) Secretárias(os) Paroquiais



<













O encontro aconteceu na Cidade de Jerônimo Monteiro
Pelo segundo ano consecutivo a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim promove um encontro de formação para as(os) secretárias(os) paroquiais, além da tradicional confraternização feita em setembro.

Ontem, dia 11 de fevereiro, as(os) secretárias(os) das 41 paróquias reuniram-se na casa de encontro pertencente à Diocese, na cidade de Jerônimo Monteiro.

Esteve presente durante todo o encontro o Bispo Diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, que celebrou pela manhã uma missa com a participação do Pe. Beto (pároco de Jerônimo Monteiro), do Pe. Dermeval (pároco de Piúma) e do Diác. José Ladeira.

O dia foi esclarecedor e contou também com a presença do Mons. Jefferson, Chanceler da Cúria Diocesana, que falou brevemente sobre processos matrimoniais, esclarecendo as dúvidas e descontraindo a todos com suas observações.

O dia seguiu a proposta de ser um dia de formação, durante todo o tempo as(os) secretárias(os) participavam questionando, a fim de esclarecerem dúvidas que se tornam tão comuns no ambiente de trabalho.

O dia foi encerrado com a fala do Pe. Joselito sobre espiritualidade, a ligação entre a fé e o trabalho, e a forma como deve ser o relacionamento entre secretárias e Padres.


"...As pessoas envolvidas em uma secretaria paroquial
tornam-se verdadeiras heroínas da paciência, da escuta
e da ternura, sem perder a firmeza. Vivem no quotidiano
as riquezas de Deus..."
(D. Décio)

Fonte Departamento de Comunicação

9 de fev. de 2009

Reunião das Pastorais Sociais - Marataízes



Momento de apresentação do Planejamento Estratégico.



Estudo para traçar os objetivos dos projetos.



Momento de discussão das pistas de ação.



Encaminhamentos para de acordo com os resultados da Assembléia Dioceana construir o Plano Trienal.



Momento de estudo para traçar as estratégias de ação.



Após a reunião foi servida uma suculenta e maravilhosa Moqueca Capixaba.


Aconteceu no dia 7 de fevereiro em Marataízes a reunião com os membros da Cáritas e das Pastorais Sociais. O Objetivo foi elaborar o plano de ações específicas da Cáritas Diocesana junto às Pastorais Sociais Diocesanas para o Triênio 2009-2011, como forma de efetivar as decisões de nossa Assembléia Diocesana de Pastoral.

Na ocasião foi apresentado o Planejamneto Estratégico da Cáritas e Pastorais Sociais, no qual contém um diagnóstico das ações, cuja finalidade é identificar os desafios estratégicos que deverão ser enfrentados pela Cáritas e Pastorais Sociais no Triênio com o intuito de melhorar e garantir a sustentabilidade.

Foram consensuados quatro desafios estratégicos que nortearam os passos para o Planejamento Trienal. 01 - Reconstruir a identidade eclesial, política e social da Cáritas Diocesana e Pastorais Sociais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim; 2 - Dinamizar e fortalecer a articulação da Cáritas e Pastorais Sociais com os demais seguimentos da Igreja e sociedade; 3 - Desenvolver um projeto de formação continuada para os Agentes da Cáritas, Pastorais Sociais, e lideranças comunitárias; 4 - Construir e implantar uma política de mobilização de recursos para Cáritas e Pastorais Sociais.

O Organograma da Equipe Diocesana a Serviço da Caridade, Justiça e Paz foi constituido com as Pastorais afins e sua Missão: "Dinamizar a ação social da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, testemunhando Jesus Cristo, em vista da construção de uma sociedade solidária, em defesa da vida".

6 de fev. de 2009

Encontro de Formação Secretárias(os) Paroquiais - 11/02/09 - Jerônimo Monteiro

O Encontro de Formação para Secretárias(os) paroquias será em Jerônimo Monteiro e vai contar com a presença de todas(os) secretárias(os) de 41 Paróquias de nossa Diocese. A programação para esse dia segue abaixo:

09:00 h - Missa presidida por Dom Célio e co-celebrada pelos Padres presentes.
10:00 h - Repasse do Curso sobre Arquivos - Rose e Viviane.
11:00 h - Orientações do CONAGE - Pe. Rogério e Equipe.
12:00 h - Almoço
13.30 h - Orientações Práticas - Pe. Joselito e Ivanete
15:00 h - Bênção final

5 de fev. de 2009

Diocese promove mudanças de Padres

Algumas mudanças de padres que ocorreram no mês de dezembro de 2008.

No dia 23 de novembro de 2008 será instalada a Paróquia da Sagrada Família de Soturno e a posse do primeiro Pároco, Pe. Rogério Guimarães A. Cunha.

Pe. Wagner Paulo P. Doriguetti será o Pároco de Nossa Senhora de Lourdes de Celina, morando em Guaçuí, onde terá também o ofício de Vigário Paroquial na Paróquia de São Miguel.

No dia 25 de novembro de 2008 Pe. Marconi José de Andrade, até agora Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, de Ibatiba, receberá a Provisão da mesma Paróquia.

Pe. Antônio da Luz Miranda será o Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, de Vargem Alta.

Pe. Paulo Sérgio Mourão será o Pároco e Pe. José Carlos Brasil Magalhães será Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, de Alegre.

Seminarista Bruno Sá Rangel, após sua Ordenação Diaconal, fará sua experiência como Diácono na Paróquia da Imaculada Conceição, de Conceição de Castelo.

Seminarista Enildo Genésio de Souza, após sua Ordenação Diaconal, fará sua experiência como Diácono na Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Iúna.

Pároco da Paróquia de São João Batista, de Muqui, será Fr. Joaquim Canzian Filho.

Pe. João Batista Maroni será Pároco da Paróquia Santo André Apóstolo em Aracuí.

Pe. Juliano Ribeiro Almeida será Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças no IBC.