29 de mar. de 2010

Encontro Diocesano da Pastoral da Comunicação

No dia 27 de março a Pastoral da Comunicação, PASCOM, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim deu o seu primeiro passo rumo a sua revitalização, através do 1° Encontro Diocesano da PASCOM, ocorrido no último sábado, dia 27 de março, na Casa de Encontro em Jerônimo Monteiro.

O Encontro reuniu 107 pessoas, entre Secretárias(os) Paroquiais, Ministros da Palavra, Coordenadores da Liturgia Paroquial e Equipe organizadora.

Como quem se veste com a melhor roupa para receber uma visita, o sábado do dia 27 apresentou um belo dia ensolarado de céu azul para acolher aos participantes, juntamente com os organizadores do Encontro. Após a acolhida, o encontro teve início com a oração do Ofício Divino.

Feita as orações, foi a vez da Assessora de Comunicação da Arquidiocese de Vitória, Maria da Luz, iniciar a Palestra sobre o histórico da Pascom, explicando sobre documentos da Igreja Católica acerca da Pastoral da Comunicação. Depois desse esclarecimento, Maria da Luz falou sobre o que é a Pascom e a maneira como deve ser feita a comunicação da Igreja. "Porque nós temos que ser éticos, usar novas linguagens? Para que o uso que a gente faz da comunicação seja coerente com o objetivo que a gente se propõe, evangelizar".

Maria da Luz salientou ainda a importância de comunicar em todas as dimensões da Igreja, e não somente em grupos específicos, pois não é isso o que a Igreja deve pretender ao falar em Comunicação. "O que a gente pretende com a Comunicação da Igreja, é que a Igreja tenha cada vez mais adeptos convencidos, e consiga passar a sua mensagem para o mundo todo".

Pe. Juliano Ribeiro Almeida, diretor do Departamento Diocesano de Comunicação, falou aos participantes sobre a Espiritualidade do Comunicador, da sua importância para o bom andamento da Comunicação no seio da Igreja. Pe. Juliano ainda citou os meios de Comunicação que a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim dispõe, incentivando os participantes a desenvolver ainda mais mecanismos de comunicação em suas paróquias.

Os representantes de cada Paróquia ainda puderam apresentar os veículos de comunicação que cada Paróquia já utiliza ou pretende utilizar, tais como; Informativo, Jornal Paroquial, site, blog, etc. Se aproximando do termino do encontro, os participantes registraram as suas opiniões e sugestões para o planejamento da Pascom no ano de 2010.

O encontro foi encerrado com Missa presidida pelo Frei Gracione, da Paróquia São João Batista de Muqui.

O sábado de encontro foi avaliado como positivo pela maioria dos participantes, que saíram satisfeitos com o 1° Encontro Diocesano da Pascom da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.
Fonte: Departamento de Comunicação