20 de mai. de 2010

Irmãs Paulinas em Missão na Diocese

Mensagem enviada pela Ir. Matilde para as Paróquias onde estiveram em missão.

“AI DE MIM SE NÃO EVANGELIZAR”


Chamadas por Jesus Cristo e consagradas por Ele a serviço do Reino de Deus, as Irmãs Paulinas, a exemplo do Apóstolo Paulo, acolhem o convite das Igrejas particulares para levarem a todos a Palavra de Deus, usando para isso todos os meios que o progresso humano oferece: a imprensa nas suas diversas expressões (livros, revistas, imagens, mensagens...), o rádio e a televisão, o CD e o DVD, a internet... no contato pessoal junto aos movimentos eclesiais e pastorais, escolas e comunidades cristãs.

Foi assim que, com muita alegria e ardor missionário, de 1º a 16 de maio – Irmã Sebastiana Schissel, Irmã Marta Barros e Irmã Aparecida Matilde Alves – estivemos presentes na Igreja de Cachoeiro do Itapemirim, onde, com a companhia de leigos e leigas e também dos seminaristas da Diocese, nos finais de semana, pudemos exercer um trabalho missionário junto a algumas escolas, famílias e comunidades das paróquias Sagrados Corações, Senhor dos Passos e São Felipe.

Sentimos que, apesar da limitação da missão por circunstâncias diversas, o Senhor foi muito pródigo em espalhar suas graças e bênçãos e, por onde passávamos podíamos colher a alegria das pessoas que se abriam aos dons de Deus, na escuta atenta da Palavra, na oração e na partilha de suas necessidades e motivos de ação de graças.

Levamos conosco a alegria da missão cumprida pela graça de Deus; as riquezas e os desafios de cada comunidade e de toda a Igreja de Cachoeiro; as necessidades de tantas famílias destruídas pela desunião dos casais, pelas drogas e violência, pela doença e falta de trabalho e recursos; o sofrimento do povo de Deus presente nessa porção da Igreja, tantas vezes também disperso e confuso, enganado por falsos pastores, mas protegidos pelo Senhor que desperta em nós a esperança e não deixará faltar bons pastores, despertando no meio do povo mais vocações sacerdotais, religiosas e missionárias que sairão do seio de santas famílias e a todos serão enviados para reconstruir os corações machucados: “Vou salvar as minhas ovelhas, e elas não serão mais presa fácil... Vou fazer com elas uma aliança de paz: acabarei com as feras, de modo que elas poderão deitar-se seguras no deserto e dormir tranqüilas no meio dos bosques... Como o pastor conta o seu rebanho, quando está no meio de suas ovelhas que se haviam dispersado, eu também contarei as minhas ovelhas, e as reunirei...” (Ez).

Obrigada de coração a Dom Célio, Pe. Joselito, Pe. Alci e Pe. Eduardo que nos acolheram na sua Igreja e nos abriram as portas para que pudéssemos também ali ser testemunhas de Cristo Mestre, Caminho, Verdade e Vida. Obrigada às famílias e comunidades que nos acolheram e acompanharam na missão. Que o Senhor da messe continue a se fazer pródigo para com seu povo, enchendo-o de alegria e paz.


Ir. Aparecida Matilde, fsp