1 de fev. de 2008

Padre Capixaba nomeado Bispo da Arquidiocese de São Paulo


Acolhendo a solicitação de dom Odilo Pedro Scherer de poder contar com a colaboração de um bispo auxiliar, o papa Bento XVI nomeou no dia 23 de janeiro, bispo titular de Segia e auxiliar de São Paulo (SP) o padre Tarcísio Scaramussa, SDB, atualmente assistente geral da Congregação em Roma, Itália.

Padre Tarcísio é natural de Prosperidade, município de Vargem Alta (ES). Nasceu em 19 de setembro de 1950. Estudou Filosofia e Pedagogia na Faculdade Dom Bosco, em São João Del Rei (MG) e Teologia, no Instituto Central de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte (MG). Possui especialização em orientação educacional pela Universidade Católica de Minas Gerais.

Exerceu as seguintes atividades eclesiais: formador no pós-noviciado, em São João Del Rei; diretor da comunidade religiosa, no Instituto Salesiano Anchieta, em Jaciguá (ES); pároco da Paróquia Cristo Luz dos Povos, em Belo Horizonte, e da paróquia São João Batista, em Jaciguá (ES); coordenador da Equipe de Coordenação das Comunidades Eclesiais de Base, da diocese de Cachoeiro de Itapemirim; conselheiro inspetorial; diretor do Instituto Regional de Pastoral Catequética, do Regional Leste II da CNBB; coordenador da equipe nacional de Pastoral Juvenil; vice-provincial da Inspetoria São João Bosco e coordenador do Desenvolvimento Educativo-Pastoral Salesiano, em Belo Horizonte; provincial; presidente da Conferência das Inspetorias Salesianas do Brasil; membro da diretoria da CRB do Regional Leste II e do Conselho Superior da União Brasiliense de Educação e Cultura – Mantenedora da Universidade Católica de Brasília; conselheiro geral para a Comunicação Social – Congregação dos Salesianos de Dom Bosco, em Roma.

Padre Tarcísio é autor de dois livros: O Sistema Preventivo de Dom Bosco: um estilo de educação e O Sistema Preventivo de Dom Bosco: roteiros de iniciação.

Sua Ordenação Episcopal será no dia 19 de abril, sábado, às 16h00min no Espaço Coberto do Parque de Exposições de Vargem Alta. A celebração será presidida pelo Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer.