24 de mar. de 2010

Encontro das(os) Secretárias(os) paroquiais - 23/03/2010


Missa de Abertura

Momento da Formação no Salão

Fala de Dom Célio de Oliveira Goulart

Mons. Antônio Romulo Zagotto

Pe. Joselito Ramalho Nogueira


A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, como já é de costume todos os anos, realizou durante esta terça-feira, 23 de março, o dia de formação para Secretárias (os) Paroquiais de toda a Diocese. O encontro aconteceu na casa de Encontro de Jerônimo Monteiro, de 9h às 16h.

O dia de formação teve início com a Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart e o Vigário Geral Monsenhor Antônio Romulo Zagotto. Após a Missa, que contou com a participação de todas as (os) secretárias (os) da Diocese, todos se dirigiram ao Salão de Encontros. A primeira fala direcionada aos participantes foi feita por Dom Célio, que ressaltou a importância da acolhida, receber bem a todos que procuram a secretaria das Paróquias. O Bispo Diocesano também alertou para não julgar ou condenar ninguém, dando a todos o mesmo tratamento cordial e acolhedor, "quem cumpre essa missão são vocês; as (os) secretárias (os) Paroquiais. Não realizar esta missão como uma obrigação ou um dever decorrente do seu serviço, mas sentindo prazer em receber bem e atender bem", disse D. Célio.

Após a fala de Dom Célio, foi a vez de o Monsenhor Rômulo falar aos participantes sobre como tratar o cliente e questionamentos sobre Processos Matrimoniais. Ao falar sobre o tratamento aos clientes, Monsenhor Rômulo explicou a importância do bom atendimento; "alguém ligou para a Igreja. Mas não vai falar com a Igreja. Vai falar com você. Este contato é crucial. Lembre-se, você é a Igreja e a Igreja é você", disse aos presentes.

Durante o dia de formação o Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Joselito Ramalho Nogueira, explicou sobre as origens das divisões dentro da Igreja, como surgiram as Dioceses, as Pastorais, e todo o seu funcionamento na atualidade.

Encerrando o dia de Formação, a arquiteta Cora Augusta, da Equipe Diocesana de Arte Sacra e Espaço Litúrgico, falou sobre os espaços físicos da Igreja e seus significados, além de explicar as (os) secretárias (os) sobre o processo de um projeto arquitetônico da Igreja, que vai da elaboração do projeto até a aprovação do Bispo, passando pelas regulamentações de fiscalização dos órgãos competentes.

O encontro encerrou-se por volta das 16h e agregou ainda mais valor no serviço de cada secretária (o) presente neste dia de formação. O próximo encontro que reunirá todas (os) as secretárias (os) paroquiais será na confraternização do dia da (o) secretária (o), em setembro.
Fonte: Departamento de Comunicação