18 de jun. de 2010

Bispos do Regional Leste 2 celebram nas catacumbas de Domitila, em Roma

A agenda da quinta-feira, 17, da visita Ad Limina Apostolorum , que vai até o dia 23 de junho, foi intensa. Foram três dicastérios visitados e ainda a celebração eucarística nas catacumbas de Domitila.

Pela manhã, após a celebração das laudes, presididas pelo presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, os bispos saíram em direção à Praça São Calixto, para as visistas agendadas.

O primeiro dicastério visitado foi o Pontifício Conselho para os Leigos, que teve como bispo relator o presidente da Comissão Laicato do Regional Leste 2 e bispo diocesano de Araçuaí, dom Severino Clasen, apresentando um relatório completo da atual situação do laicato no regional, considerando as quatro frentes de tabalho da comissão: Juventude, Conselho de Leigos, Pastoral Familiar e CEB´s. Dom Severino destacou ainda alguns desafios para esta frente de trabalho, sobretudo em se tratando da real valorização dos leigos e leigas.

Em seguida, os bispos visitaram o Pontifício Conselho para a Justiça e Paz, onde o bispo diocesano de Sete Lagoas, dom Guilherme Porto, apresentou um relatório sobre a ação social da Igreja, através das muitas pastorais, no Regional Leste 2. O arcebispo secretário do dicastério, Monsenhor Mario Toso, alertou para a necessidade de se trabalhar a questão da doutrina social da Igreja, principalmente promovendo um aprofundamento da encíclia Caritas in Veritates, aprofundamento não apenas teórico, mas principalmente prático.

O último dicastério visitado foi o Pontifício Conselho para a Família, quando o bispo diocesano de Divinópolis, dom Tarcísio Nascentes, expôs, com clareza, a questão da família, tanto em nível nacional quanto regional, apontando principalmente os muitos desafios que se tem nesse campo de atuação da Igreja. O presidente do referido conselho, cardeal Ennio Antonelli, acolheu os bispos e apontou as questões principais, insistindo que cada paróquia tenha, ao menos, um núcleo de famílias bem estruturadas, para servir de ânimo e testemunho para todos. Os bispos contribuiram, apresentando questões pastorais em torno da educação dos filhos para a fé, dos casais em segunda união, dos casais unidos sem vínculo do matrimônio.

Por fim, à tarde, os bispos foram às catacumbas de Domitila, para a concelebração eucarística, presidida pelo vice pesidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano de Vitória, dom Luís Mancilha. As catacumbas de Domtilia tem especial importância para os bispos brasileiros, em razão do assim chamado “Pacto das catacumbas”. Trata-se de um acordo fraterno realizado entre vários bispos conciliares, liderados por dom Helder Câmara, de tornarem o ministério episcopal mais despojado e simples.