18 de jun. de 2010

Dia de Espiritualidade na Visita Ad Limina Apostolorum

Os bispos do Regional Leste 2 tiveram um dia importante, nesta quarta feira, 16, dentro da programação da Visita Ad Limina Apostolorum. Foi um dia dedicado à Espiritualidade, ocasião em que, os bispos estiveram reunidos durante todo dia para rezar, meditar, refletir e celebrar sua vida e seu ministério episcopal.
O dia começou com a celebração das Laudes, solenemente cantadas e presididas pelo bispo diocesano de Paracatu, dom Leonardo Miranda.

Em seguida, os bispos fizeram uma hora de leitura orante da Palavra de Deus, a partir do texto de Rm 12, 1 e seguintes. A Lectio Divina foi conduzida pelo presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Durante a Lectio, todos os bispos tiveram oportunidade de participar e refletir sobre esta passagem da Palavra. Após a reflexão, o Santíssimo Sacramento foi exposto, para adoração espontânea, por mais uma hora. Encerrando este primeiro momento, o bispo diocesano de Campanha, dom Diamantino Prata de Carvalho, presidiu a bênção do Santíssimo.

Para auxiliar nas meditações, os bispos do Regional Leste 2 contaram com a participação do bispo, e renomado teólogo, Mons. Bruno Forte, presença muito fraterna e amável. Mons. Bruno ofereceu duas meditações, de um hora cada. A primeira tratou da pessoa do bispo como servidor do Evangelho, no contexto de um mundo globalizado. E a segunda, da relação entre o Bispo, a beleza e a Eucaristia. Ao final da exposições, os bispos participaram, com perguntas.

Após as meditações de mons. Bruno Forte, os bispos se reuniram por províncias eclesiásticas, para um momento de partilha. O encerramento do dia foi marcado pela celebração da Eucaristia, presidida pelo arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom Ricardo Pedro Chaves.

Nesta quinta-feira, 17, o presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, se apresenta como bispo-relator, ao Pontifício Conselho para os Leigos abordando o tema A Jornada Mundial da juventude no Brasil e no Regional Leste 2. O bispo diocesano de Sete Lagoas, dom Guilherme Porto, se apresenta, ao Pontifício Conselho Justiça e Paz , e o bispo diocesano de Divinópolis, dom Tarcísio Nascentes, ao Pontifício Conselho para a Família.