16 de jun. de 2010

Bispos do Regional Leste 2 são recebidos na Embaixada do Brasil junto à Santa Sé

Os bispos do Regional Leste 2, em visita Ad Limina Apostolorum, cumpriram nesta terça-feira, 15, mais um dia de sua agenda. O dia começou com a celebração da Eucaristia com Laudes, presidida pelo bispo diocesano de Itabira-Coronel Fabriciano, dom Odilon Guimarães.

O primeiro compromisso da agenda foi a visita à Congregação para o Clero, presidida pelo cardeal brasileiro, dom Cláudio Hummes. Após a palavra de saudação do presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, o relator para a Congregação, bispo diocesano de Leopoldina, dom Dario Campos, apresentou o relatório inicial, enfatizando as riquezas do clero regional, bem como alguns desafios, e destacando que os bispos são felizes com seus padres.

Dom Cláudio Hummes apresentou um panorama geral das questões relativas ao clero e passou a responder questionamentos propostos pelos bispos. Em síntese, as questões ficaram em torno da afetividade dos presbíteros, dos “delita graviora” e da participação dos padres na política.

O segundo compromisso do dia, foi a visita ao Tribunal da Signatura Apostólica. O relato foi apresentado pelo arcebispo metropolitano de Diamantina, dom João Bosco Óliver, que sintetizou a situação geral dos tribunais existentes no Regional. O arcebispo prefeito do Tribunal, Mons. Raymond, passou a relatar a situação de cada um dos tribunais, a partir de dados vindos nos relatórios anuais. Constatou o esforço encetado para a qualificação do serviço prestado, mas identificou a necessidade de melhor formação dos servidores da justiça eclesiástica no Regional. O presidente do Regional Leste 2, dom Walmor Oliveira, lembrou ao sr. Prefeito que a PUC-MINAS já oferece um curso de especialização lato sensu em Direito Canônico.

Finalmente, os bispos do Regional Leste 2, se dirigiram a um elegante almoço oferecido muito cordialmente pelo embaixador do Brasil junto à Santa Sé, sua excelência o sr. Luis Felipe Seixas. O almoço também contou com a presença do sr. Cardeal, dom Cláudio Hummes. Logo após o almoço, houve uma conversa informal, em que os bispos puderam ouvir o embaixador e este, aos bispos. A conversa esteve em torno, principalmente, do tratado assinado e aprovado entre o Brasil e a Santa Sé.

No final do dia, os bispos brasileiros se reuniram, para assistir à partida entre Brasil e Coréia do Norte, na estréia da seleção brasileira na copa do Mundo, num um bonito momento de confraternização.
Fonte: Site Regional Leste II