16 de jun. de 2010

Meios de comunicações católicos é assunto na visita ad Limina Apostolorum.

A semana começou intensa para os bispos do Regional Leste 2, em visita Ad Limina Apostolorum, até o dia 23 de junho. Após a celebração das Laudes da segunda-feira, 13, presidida pelo arcebispo metropolitano de Uberaba, dom Aloísio Roque Oppermann, os bispos seguiram uma agenda de muitos compromissos.

Pela manhã, os bispos visitaram dois dicastérios: A Congregação para os Religiosos e a Vida Consagrada e o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

Na Congregação para os Religiosos, o bispo-relator foi o bispos diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, eleito recentemente bispo de São João del Rey, dom frei Célio de Oliveira Goulart, que tratou de alguns aspectos da vida religiosa no Regional, enfocando crises e perspectivas. O prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, cardeal Franc Rodé , esteve atento às observações feitas pelos bispos e tratou, ele também, de vários assuntos. Os bispos enfatizaram a grande importância que a vida religiosa, tanto masculina quanto feminina, tem em suas dioceses e o quanto é preciosa essa colaboração. Outro assunto, também tratado com importância, foram as escolas católicas, que refletem essa crise, mas que procuram caminhos para se manterem de pé.

Já no Pontíficio Conselho para as Comunicações, o bispo-relator foi o arcebispo metropolitano dom José Alberto Moura, substituindo a dom Décio Zandonade, que fora convocado para a audiência reservada com o papa. Dom José Alberto, apresentou panoramicamente o quadro dos meios de comunicações católicos no Regional e os grandes desafios que temos pela frente. O arcebispo presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações, monsenhor Cláudio Maria Celli, advertiu aos bispos a necessidade de se avançar mais rapidamente no que diz respeito aos meios de comunicação e seu adequado uso. O presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, relatou ao presidente o caminho já feito pelo Regional em relação à rede regional de Rádios Católicas.

No período da tarde, os bispos concelebraram solenemente na basílica São Paulo fora dos Muros, também chamada BASÍLICA OSTIENSE, é a maior de Roma, depois da Basílica de São Pedro. A Celebração Eucaristia foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Diamantina, dom João Bosco Óliver de Faria, que, na sua homilia, destacou a pessoa de Paulo e sua coragem e liberdade em anunciar o evangelho, convocando aos bispos à mesma atitude.

Ao final dos compromissos, os bispos foram conduzidos à Casa São Pedro Apóstolo da Opera della Chiesa, uma associação pública de fiéis presente na Itália e em outros lugares do mundo. Ali se fez uma breve oração, uma homenagem aos bispos e uma breve confraternização, ficando a cargo do presidente do Regional Leste 2, dom Walmor Oliveira, representar aos bispos num agradecimento pela acolhida e cordialidade.

Nesta terça-feira, 15, os bispos visitam o dicastério Congregação para o Clero, apresentando os desafios e perspectivas da formação presbiteral no Regional Leste 2; o Tribunal da Signatura Apostólica e a Embaixada do Brasil junto à Santa Sé.