14 de jun. de 2010

Bispos se reúnem na basílica São João de Latrão, Catedral de Roma

Os bispos do Regional Leste 2, continuando a “preregrinatio” de sua visita ad Limina Apostolorum , se apresentaram na quinta-feira, 10, à Congregação para as Causas dos Santos e foram recebidos pelo arcebispo, Mons. Ângelo Amatto, prefeito da referida Congregação.

O bispo-relator para esta congregação, foi o bispo diocesano de Campanha, dom frei Diamantino Prata da Carvalho. Sua exposição fez uma breve síntese de todas as causas abertas para beatificação ou canonização de pessoas do Regional. Dom Diamantino, apresentou algumas questões, bem como, tantos outros bispos, e todos obtiveram orientações precisas e concretas para os procedimentos que são necessários para os causas dos santos.

Ainda pela manhã, o presidente do CONSER Leste 2 e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, com seu bispo auxiliar, dom Joaquim Giovani Mol, e o bispo diocesano de Governador Valadares, dom Werner Siebenbrock, deram início ao cronograma de audiências reservadas com o Santo Padre.

No período da tarde, os bispos concelebraram a Eucaristia, na basílica São João de Latrão, catedral de Roma, presidida pelo presidente da CNBB e arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, acompanhado do bispo diocesano de Araçuaí, dom Severino Clasen, e do bispo diocesano de Paracatu, dom Leonardo de Miranda. A basílica São João de Latrão, por si só, possui um imenso significado histórico e eclesial e dom Geraldo, ainda fez ver a importância para os bispos de concelebrarem ali, na Igreja-mãe que preside na caridade todas as Igrejas. A missa contou com a participação de fiéis, que passavam por ali em visita turística, bem como por alguns padres brasileiros residentes em Roma.

Ao cair da tarde e início da noite, uma multidão se reuniu na praça São Pedro, para uma vigília de véspera ao encerramento do Ano Sacerdotal. Todo cerimonial foi muito bem preparado. Estimava-se, segundo divulgação feita no local, a presença de quinze mil sacerdotes. O Santo Padre, presidiu a vigília e em sua palavra dirigida aos presbíteros, ele respondeu a cinco perguntas apresentadas por cinco jovens padres, vindos, cada um, de um continente do mundo. Os assuntos foram: as grandes paróquias e excesso de trabalho, a unidade da Teologia, o celibato, os sacramentos da Eucaristia e da Penitência, e a falta de vocações.

O Santo Padre parecia bem e respondeu as perguntas sem recorrer ao texto preparado, que estava em suas mãos. Por várias vezes foi interrompido por aplausos. A solenidade terminou com a bênção papal.

No sábado, dando prosseguimento ao cronograma de audiências com o Santo Padre, serão recebidos o bispo diocesano de Luz e secretário do CONSER Leste 2, dom Antônio Carlos Félix; o presidente da CNBB e arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha; o bispo diocesano de Itabira-Coronel Fabriciano, dom Odilon Guimaraes, e o vice-presidente do CONSER Leste 2 e arcebispo metropolitano de Vitória, dom Luis Mancilha, com seu bispo auxiliar, dom Mário Marquez. No domingo, os bispos celebram a Eucarístia na Abadia de Monte Casino.