10 de jun. de 2010

Visita ad Limina - Momento de Partilha e Confraternização


Neste quarto dia da visita "ad Limina Apostolorum",9 , que vai até o dia 23 de junho, os bispos tiveram a rica oportunidade de partilharem, entre si, questões próprias do ministério episcopal e da atuação do Regional Leste 2 como organismo de colegialidade episcopal.
O dia teve início com a Eucaristia, presidida pelo bispo diocesano de Cachoeiro do Itapemirim, dom frei Célio de Oliveira Goulart, assistido pelo bispo diocesano de Leopoldina, dom Dário Campos, aniversariante do dia, e pelo bispo diocesano de Divinópolis, dom Tarcísio Nascentes dos Santos.

A primeira parte da manhã, foi de encontro entre todos os bispos, para a discussão de assuntos reservados. Na segunda parte da manhã, uma parte representativa do episcopado regional participou da audiência geral com o Papa, na Praça São Pedro. Essa audiência é aberta a todo o povo e grande multidão se aglomerava na Praça, pois já se aproximam as festividades do encerramento do Ano Sacerdotal.

O período da tarde, também foi reservada para a partilha de assuntos próprios dos bispos do Regional. O final da reunião foi a celebração das Vésperas, presididas pelo predisente do CONSER Leste 2 e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

A noite, num simpático restaurante romano, os bispos comemoraram o encontro fraterno e, principalmente, o aniversário dos bispos, cujas comemorações acontecem durante a visita Ad Limina: dom José Moreira (08/06), dom Dario Campos (09/06) , dom Severino Clasen (10/06), dom Aloísio Roque Oppermann (19/06). O momento festivo estreita, ainda mais, os laços de colegialidade e fraternidade entre os bispos do Leste 2.