20 de mar. de 2009

Encontro Estadual de Ceb`s



Reunião do Sub-Regional – 18/03/09 - Pe. Kelder José Brandão Figueira, Coordenador Diocesano de Pastoral da Arquidiocese de Vitória

Pe. Kelder é o responsável junto aos Coordenadores de Pastoral das Dioceses do Estado, pelo 9º Encontro Estadual de Ceb`s. Perguntado pela organização e expectativas do Estadual, ele respondeu:
"O 9º Estadual de Ceb`s que vai acontecer nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2009,em Vila Velha, está a todo vapor, mais um vagão que se insere nessa via pela qual percorre o trem das Comunidades Eclesiais de Base aqui no Estado do Espírito Santo. Esse ano nós vamos trabalhar o tema "Ecologia e Missão" em sintonia com o 12º Intereclesial que vai acontecer em Porto Velho, vamos tratar da questão da Ecologia e da Missão. O nosso lema é “O grito que vem da Amazônia, ecoa no coração da Igreja capixaba”. Os grupos estão animados e motivados a partir das dioceses para coordenação deste encontro. Temos uma estrutura na Arquidiocese de Vitória, que está trabalhando mais as questões pontuais no caso de encaminhamentos por parte das equipes. Teremos uma coordenação geral do Encontro com equipes interdiocesanas: de Liturgia, de infra-estrutura de secretaria, enfim, uma construção coletiva intereclesial que tem como objetivo proporcionar um encontro nos moldes da Igreja capixaba.
Nós pretendemos preparar bem os Delegados que irão participar do 12º Intereclesial, são 40 delegados aqui para o Sub-Regional dividimos 10 vagas para cada Diocese. Para o nosso Intereclesial teremos 320 delegados vindos de todas as dioceses, são 80 vagas para cada Diocese. Esperamos que as Dioceses divulguem o máximo possível o encontro e trabalhem o texto base na versão popular que vai chegar na forma celebrativa, para que essa reflexão sobre ecologia e missão, seja difundida e traga um animo missionário para nossa comunidades, paróquias e nossas diocese nesse processo bonito que é a vivência do Reino de Deus e a construção do discipulado.
O Documento de Aparecida que inspira o 9º e 12º Intereclesial nos recorda que como missionários nós somos discípulos, devemos estar sempre numa perspectiva de aprender com a Igreja, com as comunidades, com o povo aquilo que é a vontade de Deus, aquilo que é o ensinamento de Jesus Cristo, então o que nós esperamos é que as comunidades, as paróquias e as Dioceses se envolvam nesse espírito no do 9º intereclesial e que venham participar tanto os delegados motivados, como também o povo para a Celebração de Enceramento que vai acontecer no dia 7 de junho, numa caminhada bonita, trabalhando a devoção popular, a piedade mariana a Ecologia, uma caminhada que vamos fazer do Santuário de Vila Velha até o Convento de Nossa Senhora da Penha e a gente conta com a participação e a boa vontade de todos e todas".





Pe. Kelder socializa as informações sobre o 9º Estadual de Ceb`s.



Leila, representante do Leste II no o 12º Intereclesial, participa da reunião do Sub-Regional e passa as informações sobre a preparação do Interclesial, em Porto Velho.

Reunião do Sub-Regional - Espírito Santo

No dia 18 de março aconteceu em Vitória, a reunião do Sub-Regional do Espírito Santo. Fazem parte desta reunião os bispos da Província Eclesiástica do Espírito Santo, os Coordenadores Diocesanos de Pastorais, os representantes dos Presbíteros e dois leigos de cada Diocese.
















Na reunião esteve Presente o Secretário de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo, Dr. Rodney Miranda que apresentou um Plano da Secretaria para enfrentamento da violência.






O Dr. Rodney Miranda apresentou o "Projeto de Enfrentamento da Violência” esse Projeto possui três etapas: 1ª - Repressão Qualificada 2ª - Adequação Estratégica 3ª - Ações preventivas Integradas, segundo ele a Campanha da Fraternidade, uma iniciativa da Igreja Católica, vem aprofundar um tema muito importante para a sociedade que estava há muitas décadas esquecido, “A Violência”. A Segurança Pública é um dever do Estado e dos Municípios e direito e responsabilidade de todos. Para o Dr. Rodney existe muito "glamour" em cima da violência, ele pede ajuda a Igreja e a sociedade no sentido de juntos trabalharem para estabelecer e construir as bases familiares bem sólidas e estruturada, a família precisa resgatar os valores fundamentais, respeito, disciplina, obediência, limites e muitos outros. Na família em que esses valores são bem trabalhados, dificilmente a droga entra. Muitas pessoas transferem para a escola, polícia e sociedade a responsabilidade de educarem seus filhos. Esse projeto visa criar meios de combater a violência partindo de ações concretas em parceria com as Prefeituras, Igrejas, Polícia e Sociedade civil, numa ação conjunta de conscientização. No dia 21 de março vai acontecer uma grande ação de Mobilização da Sociedade, para discutir e apresentar o Plano.

13 de mar. de 2009

Reunião de Preparação para o 6º¨Encontro Diocesano de Ceb`s














Aconteceu no dia 11 de março na Casa Paroquial da Paróquia SSmº Sacramento da Eucaristia, no bairro Paraíso, a sexta reunião de preparação para o Encontro Diocesano de Ceb´s que vai acontecer em maio. A equipe está muito animada, os preparativos estão bem adiantados. O Assessor será o Pe. Nelito Nonato Dornelas, da Comissão Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justica e da Paz, da CNBB. O Encontro tem como proposta promover um grande aprofundamento através da participação ativa das lideranças das Comunidades Eclesiais de Base, da Diocese sobre temas relevantes da atualidade que nos levam a refletir a partir da Palavra de Deus o nosso papel na sociedade em meio a tantos desafios. O Coordeandor da Equipe Pe. Antônio Tatagiba Vimercat colocou em Pauta: Captação de recursos, Infra-estrutura, Alimentação , Show do Zé Vicente, Oficinas, Liturgia e outros assuntos que foram discutidos e decididos pela equipe. A reunião terminou com um delicioso jantar oferecido pelo Pe. Pedro Bassini.







Regionais V e VI com novos Coordenadores

Nesse ano tivemos mudanças nas coordenações dos Regionais V e VI. As mudanças acontecem após uma escolha feita entre os Padres e o Conselho do Regional que apresentam o nome do escolhido para o Bispo que faz a Provisão para quatro anos.







Perguntado a respeito das expectativas para o Regional, os Padres responderam:

Regional VI - Pe. Genivaldo Marcolam Laquini

“A expectativa é a gente poder trabalhar um pouco a unidade do Regional, em comunhão com o que a Diocese vai assumindo. Procuramos fazer um trabalho integrado, partilhando as experiências do Regional, da Diocese na ajuda mútua, principalmente, nesse Tempo Quaresmal em que fazemos os mutirões de confissões e também outros eventos. Procuramos aproveitar todas as oportunidades para compartilhar as experiências do Regional nessas seis Paróquias”.




Regional V - Pe. Marconi José Andrade

“Acredito que o Coordenador do Regional é aquele que vem para somar. Nós os Padres do Regional assumimos toda dinâmica da Assembléia Diocesana a”Centralidade da Palavra” no sentido de dar Formação. A formação vai acontecer no sistema de rodízio, decidimos que no mesmo dia os cinco Padres estarão um em cada Paróquia falando sobre o mesmo tema, de forma que em todas as Paróquias acontece a formação no mesmo dia, é uma dinâmica bonita, vamos tentar fazer ao longo do ano. A princípio pensamos que nesses três anos vamos trabalhar sempre em comunhão, nosso regional é muito bonito, o Pe. Walter fez um excelente trabalho de participação, de envolvimento, agora é manter isso, é zelar pela boa convivência entre os padres, temos o Pe. Marcos que está chegando, eu que sou novo ainda não tenho tanta experiência, mas acredito que se a gente compartilha, tem unidade, deixa o Espírito Santo agir as coisas vão se ajeitando com a caminhada, contando é claro com a ajuda do povo de Deus”.

12 de mar. de 2009

A Diocese de Cachoeiro Ordena dois novos Presbíteros

No mês de maio teremos a ordenação Sacerdotal dos Seminaristas Enildo e Bruno. Tivemos a oportunidade de conversar um pouco sobre a proximidade desse acontecimento tão importante na vida desses jovens.


Vejamos o que nos disse o Diácono Bruno Sá Rangel:
A expectativa é muito grande, os preparativos para a Ordenação nos faz tomar consciência de nossa responsabilidade como seguidor de Jesus, sabemos que a Ordenação é um momento que marca a nossa consagração total ao Senhor, a expectativa é ainda maior ao assumir a responsabilidade de ser um colaborador de Jesus na sua Igreja, para a construção do seu Reino.”



O Diácono Enildo Genésio de Souza também está muito feliz com a chegada do momento da Ordenação Presbiteral.

“A expectativa quanto a Ordenação Presbiteral é grande, porque é um momento especial para minha vida e também da Igreja Diocesana, nesse tempo que tivemos de preparação, sinto meu coração muito agradecido a Deus pelo chamado que ele me faz. Eu tive oportunidade de fazer um retiro de silêncio, em janeiro, durante 30 dias, momento profundo de preparação, percebi que Deus me chama nesse ministério, percebi que Deus me chama para esse serviço e pra servir as pessoas no amor. As paróquias estão empenhadas, a Paróquia São Filipe no Aeroporto junto ao Pe. Eduardo está encaminhando muito bem as coisas. A Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Iúna, onde estou trabalhando também está ativa, o empenho das pessoas se organizando com ônibus para vir participar. Esse é um momento muito importante da minha vida sinto meu coração agradecido a Deus pelo chamado e estamos preparando com muito carinho esta Ordenação.”

10 de mar. de 2009

Equipe de Arte Sacra


Equipe de Arte Sacra na reunião de março


Discussão sobre o "Guia de Orientação do espaço Sagrado"


Reunião da Equipe

A Equipe Diocesana de Arte Sacra se reúne mensalmente no Secretariado Diocesano com a finalidade de articular, orientar e levar informações a todos os fiéis católicos, as comunidades e profissionais, para que possam melhor vivenciar os espaços de celebrações, de acordo com as exigências litúrgicas atuais e suas necessidades de usos e adaptações, também a equipe analisa os projetos das comunidades para que sejam construídas de acordo com a normas vigentes nos órgãos oficiais e litúrgicos.

Reunião dos Presbíteros

Na Diocese acontecem durante o ano quatro reuniões dos Presbíteros. No dia 11 de março acontecerá a primeira de 2009. Nesse encontro o Bispo com os Padres tratam de vários assuntos relacionados ao Ministério Sacerdotal e aos trabalhos pastorais desenvolvido pelos padres em suas paróquias, equipes de serviço e pastorais.
Os encontros acontecem sempre na Casa de Encontro "Maria Mãe da Igreja" em Jerônimo Monteiro, num ambiente de fratenidade e muita descontração.

4 de mar. de 2009

VI Encontro dos Leigos(as)

Acontece dia 8 de março, das 8h. às 16h., na Igreja Matriz Nossa Senhora da Consolação o VI Encontro de Leigos e Leigas da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim com o Tema: "Ser Cristão hoje: Desafio e esperança!".
Consta da Programação uma Missa às 9 horas presidida por Dom Célio de Oliveira Goulart, Bispo Diocesano, a seguir uma fala do Bispo para as lideranças. Após o almoço a reflexão sobre os desafios e esperanças no projeto do protagonismo cristão dentro das propostas da Campanha da Fraternidade 2009, fortalecendo também as decisões da Assembléia Dioceana 2008.

Retiro dos Presbíteros

Do dia 02 a 06 e março acontece em Jaciguá o Retiro dos Presbíteros da nossa Diocese. Neste ano o Assessor é o Bispo de Barra, na Bahia, Dom Luiz Cappio. O retiro é um momento de oração e reflexão que reabastece espiritualmente os Padres para a caminhada ministeral.