13 de abr. de 2010

ROMARIA DIOCESANA AO CONVENTO DA PENHA - 10 DE ABRIL

No dia 10 de abril de 2010, sábado na oitava da Páscoa, nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim subiu a Penha, em Vila Velha-ES, até ao Santuário da padroeira estadual.

Todos os anos acontece essa romaria, que conta com a presença do bispo com seu presbitério, diáconos, religiosos, religiosas e dezenas de ônibus de diversas paróquias do território diocesano. Neste ano participaram cerca de 60 ônibus de vários municípios do Sul do Espírito Santo.

Às 14h, no portão da Penha, D. Célio, bispo diocesano, iniciou a subida. Pe. João Batista Maroni animou a reza dos mistérios gozosos do rosário, em sintonia com as reflexões do Ano Sacerdotal. A Eucaristia foi organizada e animada pelo Regional III de nossa Diocese.

O tema do Oitavário de Nossa Senhora da Penha deste ano foi "Maria, sinal de esperança para o mundo". O lema da nossa concelebração eucarística foi: "Anúncio: não podemos calar sobre o que vimos e ouvimos".

Na homilia, D. Célio falou sobre a fidelidade do sacerdote, a partir da proposta do Ano Sacerdotal, e lembrou a tristeza que vem causando ao Santo Padre o Papa Bento XVI as últimas notícias sobre abusos sexuais por parte de presbíteros.

Ao final da celebração, D. Célio convidou a assembleia a estender a mão em direção à imagem de Nossa Senhora da Penha e pronunciou uma oração à Virgem, consagrando a ela nossa diocese e nosso Estado.
Fonte: Departamento de Comunicação
























PÁSCOA CONTINUADA

PÁSCOA CONTINUADA.
(IIº DOMINGO DA PÁSCOA)

1. Introdução.
Nossa caminhada quaresmal nos preparou para a festa mais importante do cristianismo. Repetíamos à exaustão a necessidade de conversão. “Criaturas novas” como nos exigia Paulo. E na bela vigília do sábado para o domingo nos extasiamos diante do túmulo vazio. Marca visível de que o Senhor não ficou morto. Ressuscitou. Madalena corre para dar essa notícia, a notícia mais importante para a humanidade.

2. A Comunidade: lugar do encontro com o Ressuscitado!
“Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: ‘A paz esteja convosco’.” (Jo 20, 19).
É na Comunidade que o Ressuscitado se manifesta. Quem está fora não se encontra com Ele. Fazemos a experiência dos encontros na Comunidade. Encontro com a assembléia de irmãos e irmãs. Encontro com a Palavra. Encontro com a Eucaristia. Ali nos abastecemos. E daí sairemos em condições de continuar a sua missão.

3. Continuadores de sua missão.
“Muitos sinais e maravilhas eram realizados entre o povo pelas mãos dos apóstolos” (At 5, 12).
O que Jesus fazia (gestos, palavras e sinais) os apóstolos continuam a fazer. E hoje é a Igreja a continuadora dos gestos, das palavras e dos sinais de Jesus. Os milagres de Jesus nos falam de um novo tempo: não mais morte, não mais doenças, não mais exclusão... Não eram feitos para o aplauso e para a admiração. Eram para marcar a presença do Reino.

4. Núcleo da mensagem:
“Não tenhas medo. Eu sou o Primeiro e o Último, aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para sempre. Eu tenho a chave da morte e da região dos mortos.” (Ap 1, 17-18).
Agora cabe a cada um de nós levarmos esta noticia para todos: Ele estava morto, mas agora está vivo para sempre. Esta é a mensagem necessária para a humanidade. Não mais a morte, mas a vida.

5. Conclusão.
Quantos sinais de morte nos rodeiam: drogas, corrupção, aborto, baixos salários, falta de moradia, sistema iníquo de saúde, falta de escolas, acidentes nas péssimas estradas... Devemos sair da igreja e anunciar à nossa sociedade que um mundo diferente é possível. De nada vale a nossa celebração se da porta para fora não formos agentes de transformação de nossa sociedade. Participantes da Comunidade nós devemos dar continuidade à missão do Ressuscitado, anunciando ao mundo que Ele está vivo e que um mundo diferente desse que está ai é possível!

Fonte: Mons. Antonio Romulo Zagotto

1 de abr. de 2010

Missa dos Santos Óleos - Alegre - 01/04/10

No dia 01 de abril de 2010, Quinta-feira Santa,foi concelebrada a Eucaristia, às 9h, na Igreja Matriz da Paróquia N. S. Penha de Alegre-ES, pelo Bispo Diocesano D. Célio de Oliveira e todo o seu presbitério,seus diáconos, seminaristas, consagrados e consagradas e a presença de leigos e leigas em caravanas das paróquias de todo o Regional VI (Alegre, Jerônimo Monteiro, Guaçuí, Celina, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço e Ibitirama).Foi a Missa dos Santos Óleos, ocasião em que a Igreja
abençoa os óleos para os catecúmenos e os enfermos,e também consagra o Crisma, óleo perfumado que se utiliza no Batismo, na Confirmação e nas ordenações sacerdotais.

Em clima de Ano Sacerdotal, o bispo e os presbíteros fizeram também, como pede o rito, a renovação das promessas sacerdotais. Comemora-se, assim, a instituição do Sacerdócio do Novo Testamento, diretamente ligada à instituição da Eucaristia, rememorada à noite nas paróquias.
Fonte: Departamento de Comunicação